Adriana LeCorgne – Gerente do programa ReadingPals para a United Way of Broward County
Desde o nascimento até a terceira série, as crianças aprendem habilidades de alfabetização críticas: leitura, escrita e oralidade (habilidade oral). Após a terceira série, a criança faz a transição de aprender a ler para ler para aprender. A proficiência na leitura por volta da terceira série é o indicador mais importante de que o aluno se formará na high school e de seu sucesso profissional. Além disso, há uma disparidade surpreendente no acesso aos livros em casa entre crianças de classe média e de baixa renda. Uma residência de classe média tem 54 livros infantis apropriados à idade, enquanto que uma residência de baixa renda tem de 0 a 2.
Uma criança vinda de uma família de classe média geralmente entra na primeira série com cerca de 1.000 horas compartilhando e lendo livros de gravuras com os pais, outros membros da família ou professores em comparação com uma criança vinda de uma família de baixa renda, que passa em média menos do que 100 horas. Alunos da primeira série vindos de uma família de baixa renda têm um vocabulário composto de metade das palavras usadas por crianças de famílias de renda mais alta. Até os três anos, crianças de baixa renda ouvirão um terço do número de palavras ouvidas por crianças de classe média e alta (10 milhões em comparação a 30 milhões de palavras). Há muitos fatores que contribuem para esta disparidade. Muitas crianças de famílias de baixa renda originam-se também de lares em risco, com pais ou cuidadores que não falam inglês, frequentemente ausentes de casa e/ou analfabetos. Estas crianças acabam ficando para trás porque geralmente nestas casas livros são raros, o tempo passado com um cuidador adulto é pouco e a ajuda da família para ler e aprender é mínima.
Os resultados da Florida Standards Assessment (Avaliação dos Padrões Acadêmicos da Flórida) do ano escolar 2015-2016 indicaram que 55% das crianças do condado de Broward atingiram o nível padrão em inglês/linguagem na terceira série. Esta estatística precisa de uma melhoria significativa porque queremos que todas as crianças do condado se formem na high school.
É fundamental trabalhar com crianças pequenas para desenvolver a alfabetização e as habilidades de aprendizagem o quanto antes para ajudá-las a ler e escrever. As crianças pequenas que ouvem histórias lidas por um adulto já entram na escola com importantes habilidades de alfabetização. Estão mais preparadas para aprender a ler e escrever. Crianças que não tiveram muitas experiências ouvindo adultos ler em voz alta ou conversar sobre livros geralmente entram na escola com habilidades de alfabetização insuficientes. Ampliar a exposição de uma criança pequena a uma variedade de livros, atividades e vocabulário é uma parte importante do desenvolvimento da alfabetização infantil.
Para oferecer aos alunos da elementary school a oportunidade de melhorar o nível de leitura, a United Way of Broward County introduziu há quatro anos o programa ReadingPals. Desde então, o ReadingPals se concentra em fazer a triagem, treinar e utilizar mais de 300 “treinadores de leitura” voluntários em toda a nossa comunidade. Cada voluntário do ReadingPals é conectado com uma criança identificada como de risco ou com um nível baixo de proficiência de leitura.
O programa ReadingPals ajuda a construir a estrada para o sucesso na leitura possibilitando que a criança leia semanalmente com um mentor treinado para trabalhar com crianças pequenas nas habilidades de alfabetização. É através destes contatos semanais com o “Reading
Pal” (Companheiro de Leitura) que a criança é exposta a uma grande variedade e gêneros de livros que aumentam seu vocabulário e ajudam no desenvolvimento cerebral. Contar com o mesmo Reading Pal todas as semanas ajuda a aumentar o amor da criança pela leitura. Os livros são enviados para casa e os pais podem reler os livros com os filhos, fazer com que contem a história ou até mesmo conversar sobre os personagens do livro. Isso permite que a criança use a criatividade ao recontar a história em suas próprias palavras. As atividades em casa podem incluir rimas, canto, dança e qualquer outra atividade que aumente as habilidades infantis da alfabetização.
Artigo escrito por: Layne F. Polakoff, supervisor de currículos para a prontidão escolar da Division of Early Learning and Language Arts (ELLA - Divisão de Educação Infantil e Linguagem) de Broward County Public Schools. Layne conta com 35 anos de experiência em educação, sendo 18 anos em educação infantil. É também professor adjunto de educação infantil do Broward College. Adriana LeCorgne, gerente do programa ReadingPals para a United Way of Broward County. Adriana conta com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, sendo cinco anos na gestão de voluntários. Tem um mestrado em Economia pela Florida International University.
O desenvolvimento precoce do cérebro é fundamental para o sucesso mais tarde na vida. O programa ReadingPals ajuda no desenvolvimento cerebral de crianças pequenas promovendo ao mesmo tempo a evolução da alfabetização infantil. O programa ReadingPals ganhou o prêmio de Programa de Alfabetização do Ano com a Ajuda de Mentores de Broward County Public Schools e o Prêmio de Planos Sem Fins Lucrativos de Cuidados Comunitários pelo Prêmio Impacto Coletivo para os Jovens 2017. Para se tornar um voluntário ReadingPals e para se inscrever para a sessão de treinamento de voluntários contate Adriana LeCorgne no número 954-453-3742 ou envie um e-mail para alecorgne@UnitedWayBroward.org.
Para obter informações adicionais acesse UnitedWayBroward.org/ReadingPals