Dr. Sofia Thomas, DNP MHA APN RN CPH
Transição dos cuidados de saúde – Por que é tão importante?
Para jovens (e pais), a transição entre a infância e a idade adulta é uma fase muito interessante! Para todos os jovens, mas especialmente para crianças e jovens com necessidades de cuidados de saúde especiais (CYSHCN na sigla em inglês), a transição dos cuidados de saúde envolve estar preparado para administrar esse processo com sucesso e como um adulto.
Mas o que significa exatamente a transição dos cuidados de saúde? A transição dos cuidados de saúde é o processo de mudança dos cuidados de saúde infantil para os de adulto. Os pais estão ativamente envolvidos durante a infância,desde a administração das necessidades médicas como o agendamento de consultas,o preenchimento de formulários e o monitoramento dos medicamentos até a inscrição em um seguro de saúde e a assinatura de formulários de consentimento. Mas ao crescer, os cuidados de saúde do jovem rapidamente se tornam sua própria responsabilidade.
Você sabia que?! Mais de 90% das crianças e jovens com necessidades de cuidados de saúde especiais (CYSHCN) vivem agora até a idade adulta, mas apresentam uma probabilidade menor dos que não possuem nenhuma incapacidade de concluir o ensino secundário, frequentar uma universidade ou ser empregado devido às barreiras enfrentadas por motivo de saúde e seus cuidados para a obtenção de transições bem-sucedidas (Gotranstion.org).
Abordar a transição dos cuidados de saúde PRECOCEMENTE ajudará a limitar:
• A falta de preparo em geral e sentir-se sobrecarregado ou abalado pelas várias mudanças.
• A inabilidade de encontrar clínicos gerais ou especialistas para abordar necessidades ou preocupações.
• A falta de cobertura de seguro durante o período transicional.
O que você pode fazer para ser bem-sucedido? Comece a falarsobre a transição dos cuidados de saúde logo a partir dos 12 anos de idade!
Passos importantes a serem seguidos:
Preparação antecipada: entender e planejar mudanças nas necessidades de saúde, seguro e provedores de cuidados médicos.
1. Converse sobre a transição dos cuidados de saúde com seu pediatra ou clínico geral.
2. Pergunte como você ou seu filho será monitorado durante a transição e sobre qualquer registro ou histórico usado para monitorar o sucesso da transição.
3. Você está pronto para a transição? Converse sobre aspirações e objetivos e quais habilidades seriam necessárias para o sucesso em sua própria transição ou na de seu filho.
• Transferência de cuidados: O objetivo é uma transferência coordenada de serviços, sem a perda de cuidados ou de cobertura do seguro de saúde.
4. Converse com seu provedor de cuidados de saúde sobre o plano de transição.Pergunte quais decisões de cuidados vão surgir, como decidir se um determinado provedor é uma boa opção, e como encontrar um novo seguro de saúde.
5. Crie um resumo médico de informações importantes sobre cuidados de saúde como contatos em caso de emergência e preferências referentes aos seus cuidados médicos. Peça ao seu clínico geral para criar um pacote de transição, que inclua seu histórico médico e que possa ser dado aos novos médicos clínicos gerais e especialistas.
• Transição: Participe do processo de transição; continue a fazer perguntas e mantenha-se envolvido em suas decisões durante a mudança de provedores dos cuidados de saúde infantil para provedores de cuidados de adultos.
6. Forneça feedback para seus provedores de cuidados de saúde infantil e os incentive a utilizar o Six Core Elements of Healthcare Transition (Seis Elementos Fundamentais da Transição de Cuidados de Saúde), do website Gottransition.org para o sucesso da transição.
As informações contidas nesse editorial são originadas em informações publicadas pelo Florida Health & Transition Services (FloridaHATS.org) e por Got Transition (Gottransition.org). Para mais detalhes sobre a transição dos cuidados de saúde e para sugestões e recursos adicionais sobre todos os aspectos da transição, incluindo educação, trabalho/emprego, seguro de saúde e finanças, acesse www. floridahats.org e www.gottransition.org, e acesse também o Florida Department of Health, Children’s Medical Service (CMS) em www.floridahealth.gov para mais informações sobre o programa especial Título V para crianças e jovens com necessidades especiais de saúde.
Dr. Thomas é consultora regional do Florida Department of Health, Children’s Medical Service (CMS) nos condados de Okeechobee, Indian River, St. Lucie, Martin, Palm Beach, Broward, Miami-Dade e Monroe para o programa Título V de subsídio agrupado para crianças e jovens com necessidades especiais de saúde do Children’s Medical Service. O Programa Título V do CMS oferece educação, apoio e conscientização de iniciativas estaduais críticas relacionadas à saúde e ao bemestar de todas as crianças da Flórida.