Kristen Schroeder, BSN-RN, CHES
O número de crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes tipo 2 é cada vez maior.
A American Diabetes Association (ADA) afirma:
• O número de casos de diabetes tipo 2 (em crianças e adolescentes) é cada vez maior.
• Por volta do ano 2050, uma em cada três pessoas terá diabetes.
• Crianças de determinados grupos étnicos e raciais correm maior risco, incluindo afro-americanos, hispânicos/latinos, asiáticos/das Ilhas do Pacífico e índios norte-americanos
O que é a diabetes tipo 2?
A diabetes significa que você tem muito açúcar (ou glucose) no sangue. Seu corpo transforma a maioria dos alimentos que você come em glucose que viaja então no seu sangue para todas as células do corpo. Por sua vez, o pâncreas produz um hormônio chamado insulina para ajudar o açúcar a ser transportado do sangue para suas células. As células precisam desse açúcar para fornecer energia durante o dia. Com a diabetes tipo 2, seu corpo não pode usar corretamente a insulina produzida. Sem insulina, as células não recebem o açúcar que precisam para funcionar e os níveis da glucose no sangue começam a se elevar.
Sinais e sintomas da diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes:
Infelizmente, na maioria das vezes crianças e adolescentes geralmente não apresentam sinais ou sintomas de diabetes. Mas, mesmo assim, é importante conhecer os sinais e sintomas comuns associados à diabetes tipo 2:
• Aumento de sede
• Urinar frequentemente
• Visão embaçada
• Sentir-se mais cansado do que o normal
Se notar quaisquer desses sinais ou sintomas, é importante que a criança ou adolescente consulte um médico o quanto antes.
Fatores de risco para a diabetes:
Crianças ou adolescentes apresentam um maior risco de contrair diabetes tipo 2 se:
• Estiverem acima do peso ou forem obesos;
• Forem sedentários;
• Tiverem um membro da família que tenha diabetes tipo 2.
Para crianças e adolescentes, o principal fator de risco para a incidência de diabetes é estar acima do peso ou ser obeso. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), “uma em cinco crianças em idade escolar é obesa” e esse número deve crescer no futuro.
Importância de prevenir ou atrasar o início da diabetes tipo 2 em crianças e adolescents
Atualmente, não há cura para a diabetes. Uma vez diagnosticado, você sempre terá diabetes. Ter diabetes pode levar a outros problemas sérios de saúde, como cegueira, insuficiência renal, doenças cardíacas, derrame e até mesmo a perda do pé ou dos dedos do pé, ou das pernas.
A diabetes progride muito mais rapidamente em crianças e adolescentes do que em adultos. Crianças com diabetes tipo 2 desenvolvem sinais e sintomas de complicações em um ritmo muito mais acelerado. Segundo Kenneth Copeland, médico e diretor do programa de crianças do Harold Hamm Diabetes Center, “a diabetes tipo 2, quando ocorre na juventude, é uma doença que progride muito, muito rapidamente, além de ser uma doença séria— muito mais séria do que em pessoas de 50, 60 ou 70 anos que contraem diabetes”. Para as crianças e adolescentes que têm diabetes tipo 2, complicações que incluem doenças cardíacas e renais começam cedo. De acordo com o Dr. Silva Arslanian, médico endocrinologista pediátrico: “Quando chegarem aos trinta ou quarenta anos podem sofrer seu primeiro evento, talvez um ataque cardíaco, um derrame ou algo assim… só o tempo vai dizer”. Além disso, pesquisadores de TODAY constataram que ao contrair diabetes, crianças ou adolescentes experimentam um declínio de 20 a 35% nas células produtoras de insulina no pâncreas a cada ano, um número três ou quatro vezes maior do que ocorre em adultos. Por isso é tão importante trabalhar para prevenir ou atrasar o início da diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes com alto risco de contraí-la.
Maneiras de prevenir a diabetes tipo 2 em crianças e adolescents
A prevenção ou o atraso do início da diabetes tipo 2 por muitos anos pode ser obtido através dessas pequenas mudanças: perder peso, comer de maneira saudável e ser ativo. Perder peso pode parecer difícil, mas com a orientação e o apoio adequado é comprovado ser este o maior impacto para a prevenção da diabetes tipo 2.
Quando se trata de comer de maneira saudável, é importante:
• Beber bastante água;
• Limitar a quantidade de bebidas adocicadas como refrigerantes, sucos ou bebidas para esportistas;
• Comer mais frutas e legumes;
• Limitar a quantidade de fast food;
• Comer lanches saudáveis
Para ser mais ativo, é importante:
• Limitar a quantidade de tempo passado em frente à televisão, computador ou no telefone;
• Participar de uma atividade que seja divertida e agradável;
• Envolver toda a família
Crianças e adolescentes devem ter no mínimo 60 minutos de atividade física diariamente.
Autora: Kristen Schroeder, BSN-RN, CHES é coordenadora de educação clínica no departamento de projetos comunitários do Holy Cross Hospital. É especializada na prevenção e autogestão da diabetes. É também treinadora de estilo de vida para o Programa Nacional de Prevenção de Diabetes. Kristen é formada em Educação da Saúde e em Enfermagem.
O Departamento de Projetos Comunitários do Holy Cross Hospital trabalha para a prevenção da diabetes no condado de Broward. Para mais informações ligue para (954) 771- 2381.