Eduardo Noriega, gerente de casos, Big Brothers Big Sisters of Broward County
De acordo com estatísticas, aproximadamente 70.000 crianças no condado de Broward se bene ciariam de um mentor em sua vida. Muitas delas estão sendo educadas apenas pelo pai ou pela mãe que não pode fornecer ou compensá-las emocionalmente, ou mesmo financeiramente pela falta do outro parceiro. A ausência da figura paterna ou materna torna- se particularmente significativa se o pai ou a mãe ausente for do mesmo sexo da criança e se ele/ela atuar, ou não, como um modelo positivo.
Em muitos casos, a criança tem a influência de, no mínimo, um adulto solidário, que não seja o pai ou a mãe, que oferece orientação, amizade, apoio ou simplesmente um exemplo positivo. O mentor pode ser um parente, um vizinho, um professor, um pastor ou um coach (treinador) que oferece uma atenção individualizada sendo alguém que o recipiente, no caso a criança, admira. O impacto desta pessoa é geralmente poderoso e duradouro chegando a moldar a personalidade da criança. Esta influência está frequentemente escondida no fundo de nossas lembranças e pode passar desapercebida por muitos anos, até que um evento ou decisão de impacto ocasione a necessidade de retribuí-la. É então que se percebe que a vida é como uma escada que subimos com a ajuda daqueles que estão mais acima e que serve como guia para os que os seguem mais abaixo. Entender este conceito pode ser o incentivo necessário para que alguém decida ser o mentor de uma criança que se bene ciará de um exemplo positivo.
Os serviços de um mentor podem não suprir as necessidades essenciais ao desenvolvimento de uma criança, como, por exemplo, a educação e o aconselhamento, mas são importantes e oferecidos por inúmeras organizações locais. Designar um adulto responsável e solidário para uma criança carente é uma ferramenta poderosa que afeta as decisões tomadas pela criança podendo afetar seu futuro. Um mentor está à disposição da criança como uma figura consistente, comprometida que oferece um apoio incondicional e desenvolve um relacionamento de amigo ou confidente. As crianças beneficia das pela presença consistente de um mentor apresentam melhorias em seu desempenho acadêmico e em seu relacionamento com a família. Demonstram também maior autoestima, uma propensão menor a se envolver em comportamentos de risco e melhoria na aceitação social.
Pais irresponsáveis, divórcio, pais inadequados, negligência e abuso infantil, prisão e morte prematura de um dos pais são realidades prevalentes em nossa sociedade que provocam um efeito profundo na psique e no desenvolvimento de uma criança e na saúde de nossa comunidade. O mentor certo com experiência fora do ambiente mais próximo da criança a ajuda a expandir seu horizonte e a adquirir uma visão diferente do mundo. Ser um mentor ajuda crianças a atingir seu total potencial e sucesso na vida.
Uma série de motivos pode criar certas reservas quando se decide ser um mentor. Talvez a pessoa não se considere um exemplo que valha a pena ou acredite não ter os conhecimentos, o treinamento ou o apoio su ciente. A realidade é que as experiências da vida, inclusive a maneira na qual se lida e se enfrenta lutas e desafios, constituem as melhores habilidades que um mentor pode oferecer.
As restrições quanto ao tempo disponível podem ser consideradas um fator, sem se perceber que apenas umas poucas horas de boa qualidade passadas juntos fazem um mundo de diferença. Organizações de mentores indicam que muitos homens mentores em potencial receiam que as crianças possam mentir ou fazer acusações falsas. Têm também medo de que os pais que estão presentes ou que retornam à vida dessas crianças possam considerá-los como rivais. Outros sentem que as diferenças culturais entre o mentor e a criança são muito complicadas para serem superadas. O que talvez não saibam é que as organizações de mentores reconhecidas e com exemplos de serviços comprovados são muito rigorosas na triagem, avaliação e seleção de seus participantes, e no processo de combinação mentor/criança proporcionando apoio durante o desenvolvimento do relacionamento.
Eduardo Noriega é um comunicador de mídia de massa “Cum Laude” e um gerente de casos com 11 anos de experiência na Big Brothers Big Sisters of Broward County. A organização atende uma média de 1.200 crianças por ano com padrões de qualidade e resultados mensuráveis reconhecidos e premiados a nível nacional.