News

Alexandra Stark, LMHC, CAP, NCC – diretora-executiva associada e April Brownlee, LMHC, MCAP, NCC – diretora do programa de alcance, PACE Center for Girls

Com o aumento do conhecimento e das discussões sobre serviços específicos designados ao gênero (gender responsive), o impacto positivo do fornecimento de serviços e programas designados ao gênero ganharam força e reconhecimento na última década. Anteriormente, poucos programas discutiam as diferenças das necessidades de meninas e meninos. Geralmente, se oferecia a mesma seleção de serviços para ambos os sexos desde o começo até o final em uma série de tópicos acadêmicos, de aconselhamento, gestão de casos, preparação para as habilidades da vida e outros. Os poucos programas designados especificamente ao gênero eram basicamente para meninos.


Com o aumento do número de meninas entrando no sistema de justiça de menores, surgiu a necessidade de programas que entendessem as carências das mudanças em nossa comunidade. Havia outros programas e serviços disponíveis que usavam terminologias como sexo único, específico ao gênero e designado ao gênero como se fossem sinônimos. É importante notar que os três termos são diferentes e que designado ao gênero tem seu significado específico e importante. 

O que significa designado ao gênero? 
O cuidado designado ao gênero destina-se a criar um ambiente que responda diretamente para satisfazer as necessidades exclusivas de um gênero específico. Descrito por Covington, Bloom e Owen, o programa designado
ao gênero examina os detalhes da seleção de locais de fornecimento 
de serviços, a seleção do pessoal, o desenvolvimento do programa, e o conteúdo e materiais. Estes programas buscam satisfazer as necessidades e os desafios específicos do gênero servindo para elevar o impacto positivo desta população. 

Serviços designados especificamente para meninas 
Os serviços designados para meninas ou jovens pretendem criar um ambiente que responda às necessidades específicas das meninas para que elas se sintam seguras e desenvolvam relacionamentos significativos. Os serviços designados ao gênero apoiam o fato de se considerar as meninas e as mulheres como capazes, fortes e autodirecionadas, e reconhecem a maneira na qual meninas aprendem e vivenciam o mundo. Os serviços e programas designados ao gênero, neste caso para meninas, se concentram em uma abordagem relacional, holística, baseada na força, na competência cultural e no conhecimento do trauma (Benedict). Seus princípios comemoram as diferenças entre meninas e meninos e suprem a necessidade das jovens quanto ao desenvolvimento. Apoiar as meninas na compreensão e no desenvolvimento do autoconceito, na criação de relacionamentos saudáveis e significativos, no foco em seus pontos fortes, na recuperação de um trauma e no investimento em seu futuro são maneiras nas quais os programas designados ao gênero satisfazem as necessidades únicas das meninas e das jovens. As abordagens designadas ao gênero buscam entender o ‘porquê’ por trás de um problema ao invés de se concentrar nos sintomas ou no comportamento. Os resultados dos programas, quando implementados em várias áreas, têm sido muito promissores. 

Observando a história da estrutura de programas tradicionais que geralmente ofereciam pouca variedade em satisfazer as necessidades de meninas comparando às de meninos, o aumento do reconhecimento da necessidade
de uma programação designada ao gênero é importante para destacar e continuar o desenvolvimento. Os componentes essenciais de programas deste tipo e a importância de criar um ambiente e utilizar abordagens que sejam designadas às necessidades únicas de um gênero específico aumentam o impacto positivo de um programa na população que atende. Se estiver à procura de um programa designado a um gênero específico para melhor servir sua demografia, uma organização pode começar com uma simples pesquisa e uma autoavaliação com a conscientização de que o gênero faz diferença no fornecimento de serviços e nos resultados para os nossos jovens. 

 

Desde sua inauguração em 1985, o PACE Center for Girls, Inc. é reconhecido nacionalmente por reduzir o número de meninas em grupos de risco envolvidas
no sistema de justiça de menores. Avaliadores de programas da justiça de
menores, tanto estaduais como federais, descreveram o PACE como o programa
de prevenção e intervenção de sucesso mais consistente financiado pelo Florida Department of Juvenile Justice enquanto que o Federal Of ce of Juvenile Justice and Delinquency Prevention (OJJDP) considera o PACE um “modelo promissor com melhores práticas” nacionalmente. O PACE abrange um conjunto de programas de serviços e de prevenção e intervenção precoce designados a um gênero específico para meninas com fatores de riscos múltiplos para o envolvimento no sistema de justiça de menores, utilizando uma abordagem equilibrada e holística para engajar novamente meninas no processo de aprendizagem, aprimorar o desempenho acadêmico e abordar o trauma inerente que contribui para a delinquência feminina. O modelo PACE está enraizado nas bases fundamentais de ser designado ao gênero, baseado na força e no conhecimento de traumas abordando os seis domínios do desenvolvimento de meninas, identificando os fatores de riscos e de proteção dentro de cada domínio. 

Para mais informações sobre o PACE Center for Girls Broward contate Alexandra Stark no número (954) 561-6939, ramal 3862 ou Alexandra.Stark@paceenter.
org ou April Brownlee no número (954) 561-6939, ramal 3832 ou April.Brownlee@pacecenter.org. 

Fontes:
Gender-Responsive Strategies: Research, Practice, and Guiding Principles Report (Bloom, Owen, & Covington, 2003) 

The Five Core Practice Areas of Gender Responsiveness (Alyssa Benedict, MPD, 2005) 

Girls Study Group; Understanding and Responding to Girls’ Delinquency (Office of Juvenile Justice and Delinquency Prevention, 2010) 

Share this post

A Importância de Programas Designados ao Gênero para Jovens

Learn More About CSC Broward

Accessibility Statement

Our organization provides leadership, advocacy, and resources to enhance the lives of the children of Broward County and empower them to become responsible, productive adults.

Stay Connected