Linda Sachs, LCSW, especialista em apoio aos pais e alcance comunitário
Frequentemente é dificílimo estar sozinho para lidar com os desafios da vida e fazer o melhor possível para conseguir. Sozinhos dependemos de um conjunto de ferramentas que talvez não contenha todas as estratégias, recursos e apoio que necessitamos. Compartilhar as dificuldades em nossa vida não é fácil para a maioria de nós e, portanto, geralmente tentamos resolver as coisas quietos e sozinhos. Os grupos de apoio não têm sempre uma boa reputação invocando imagens de pessoas sentadas juntas reclamando e no final da sessão se sentindo mais sem esperança do que quando chegaram.
Contando com um bom facilitador, o grupo oferece uma oportunidade para compartilhar com outros que têm preocupações semelhantes, sem julgamento, sem conselhos ou sem sentir-se pior do que antes. Os grupos de apoio podem ser encontrados através de uma simples pesquisa e honestamente, nunca se sabe se poderão ser úteis a menos que você tente. Pais com lhos portadores de de ciências de desenvolvimento aprenderam que esta é uma jornada longa, frequentemente confusa e solitária. O mais difícil é dar o primeiro passo para entrar em um grupo.
A incerteza e o constrangimento podem ser minimizados se houver a possibilidade de se conhecer o facilitador antes da reunião e aprender mais sobre o grupo e os problemas discutidos. O que no começo parecia ser apenas sentar-se em uma sala com estranhos pode tornar-se o dia da semana que você mais espera para compartilhar com amigos especiais. Em qualquer bom grupo de apoio, o facilitador está sempre presente para manter uma atmosfera de segurança onde os pais se sintam à vontade para compartilhar, sabendo que o grupo está disponível para todos, não apenas para uma pessoa, e que serão ouvidos e receberão a ajuda que precisam.
O que geralmente faz com que alguém não queira se unir a um novo grupo é a preocupação de que será forçado a compartilhar antes de se sentir preparado ou que não conseguirá nada de positivo.
Geralmente há muita coisa para ser discutida e manter o tópico e fazer com que os membros do grupo compartilhem o tempo disponível é trabalho para um bom profissional da saúde. Os pais são incentivados a compartilhar suas próprias experiências ao invés de dar conselhos. Às vezes só a presença de outros pais confiáveis e atenciosos proporciona o apoio necessário. O que é mais ouvido em grupos de pais é o seguinte: “Minha família e meus amigos na verdade não entendem. Quando eu venho aqui, me sinto bem porque sei que não estou sozinho e estou aprendendo de alguém que já passou pela mesma experiência”. Como profissionais, nós sabemos que os pais conhecem os recursos na comunidade melhor do que ninguém e se ajudam demais mutuamente.
O valor do compartilhamento de recursos e informações sobre como lidar com problemas com a escola e com
o comportamento dos lhos se torna inestimável.
Além disso, um benefício adicional fundamental dos grupos de apoio é aprender, como pai ou mãe, que suas necessidades e sua felicidade são igualmente importantes. Um bom grupo de apoio auxilia os pais a desenvolverem um equilíbrio saudável, cuidados com si próprio e estratégias de sobrevivência adequadas. Só então terão o conjunto de ferramentas que podem acessar durante toda sua jornada.
Contate Linda Sachs, LCSW, especialista em apoio aos pais e alcance comunitário no número 954-315-8664 ou por e-mail: Linda @Jafco.org.
A JAFCO é uma agência de serviços sociais sem fins lucrativos que já existe há 25 anos com o orgulho de servir a comunidade inteira. O Children’s Ability Center da JAFCO fornece uma gama de serviços para pais com lhos portadores de alguma de ciência de desenvolvimento. Entre os serviços oferecidos estão o apoio à família, o enriquecimento da família, o descanso por hora, cuidados durante a noite e prolongados, e terapia. Oferecemos grupos de apoio para toda a família incluindo as mães, os pais, os irmãos e os avós. Os grupos são oferecidos durante a semana em horários diurnos e noturnos.