Barbara Markley, Copresidente do Gun Safety Committee for the League of Women Voters of Broward
Guardar armas de fogo trancadas em um lugar seguro em casa evita tiros acidentais, reduz a criminalidade e o risco de suicídio, em resumo: Salva vidas.
Nos Estados Unidos, 4,6 milhões de crianças moram em casas com armas guardadas em locais sem segurança, e acima de 75% das mortes de adolescentes por suicídio com uma arma de fogo ocorrem com uma arma encontrada em casa. Na Flórida, uma criança é baleada em média a cada dezessete horas,e uma arma é roubada a cada vinte e seis minutos sendo usada para atos criminosos. A maioria das armas são roubadas de veículos. Alarmantemente, oitenta mil armas foram roubadas de residentes da Flórida durante o período de três anos, tornando o estado o terceiro no país em número de roubos de armas. Uma arma roubada cria o efeito cascata de mortes e destruição por anos e anos. Um exemplo recente ocorreu em Oklahoma onde um homem foi baleado fatalmente com uma arma roubada há seis anos em Louisiana, a novecentas milhas de distância.
Não há dúvida que guardar armas trancadas em um local seguro salva vidas e reduz a criminalidade significativamente. Além disso, a violência causada por armas de fogo custa aos moradores da Flórida $14 bilhões anualmente em despesas médicas, perda de salários, aumento do custo da segurança, etc. É fundamental que todos desempenhem seu papel na redução da violência causada pelas armas. Assim como no lema “nunca beba e dirija” da organização MADD, nós precisamos mudar a história e empoderar todos para lutar pela segurança das armas em nossa comunidade.
Ocorreram 40.000 mortes causadas por armas de fogo nos Estados Unidos no ano passado, o número mais elevado em quase 50 anos, e 2/3 destas mortes foram decorrentes de suicídio. As armas são compradas para fornecer proteção, mas possuir uma arma em casa aumenta o risco para você e sua família. Isto porque apesar de o nível de crimes violentos manter-se estável, o número de suicídios registra um aumento nos Estados Unidos em todos os segmentos da população. O acesso fácil a armas carregadas alimenta a crise
Estudos demonstram que a decisão de se suicidar é frequentemente uma decisão impulsiva, às vezes tomada em até cinco minutos. Demonstrou-se também que 9 entre 10 pessoas que sobrevivem a uma tentativa de suicídio nunca tentarão novamente, mas o uso de uma arma é o método mais letal e mais frequentemente fatal. Um fato sombrio revela que a ocorrência do suicídio em uma casa onde há uma arma é provavelmente três vezes maior do que em uma casa onde não exista armas.
Finalmente, o FBI estudou os ataques a tiros ocorridos em escolas e concluiu que em 7 de 10 ocorrências, o autor do crime conseguiu a arma em casa ou na casa de um parente.
Concluindo, armas trancadas em um lugar seguro em casa salvam vidas evitando acidentes, suicídios e roubos. Além disso, as armas nunca devem ser deixadas em carros sem estarem trancadas em um cofre apropriado. Esta é a atitude responsável a ser tomada e agindo assim você pode salvar sua própria vida ou a vida de seu filho.
Barbara Markley é advogada, defensora do porte de armas com segurança e copresidente do Gun Safety Committee for the League of Women Voters of Broward. Atua na força tarefa Broward Coalition for Prevention of Suicide Lethal Means e é membro ex officio da diretoria do comitê da Flórida da Academia Americana de Pediatria.
A League of Women Voters é apartidária e baseada na comunidade, atuando na melhoria governamental e na participação dos cidadãos em decisões que impactam nossa vida. A Liga é uma organização de base que trabalha em nível local, estadual e nacional, e comemora seu centésimo aniversário este ano. Para mais informações sobre a League of Women Voters acesse www.lwvbroward.org.
Para mais detalhes sobre o programa Lock it Up!, para solicitar uma apresentação ou obter brochuras e cadeados para armas gratuitos, envie um e-mail para gunsafety@lwvbroward.org ou ligue para 954-546-4484. Confira o anúncio de serviço público (PSA) Lock it UP! em https://www.youtube.com/ watch?v=N450qjRESBo&feature=youtu.be.