Michele Fried, fundadora e CEO da Adoption STAR
A adoção mudou enormemente nas últimas décadas. Embora muitos ainda se lembrem do tempo em que a adoção era um segredo vergonhoso, a realidade da adoção moderna é que os pais biológicos recebem apoio quando escolhem os pais adotivos ideais para seu filho.
Na ajuda dos profissionais a encontrar pais e aqueles que esperam ser pais com dúvidas sobre um plano de adoção para o filho, observamos que as perguntas abaixo são algumas das mais frequentes:
Por que os pais consideram fazer um plano de adoção?
Talvez porque sintam que esta não é a hora certa na vida para assumir o papel de pai ou mãe. Ou talvez tenham outros filhos e não possam ser responsáveis por outra criança no momento. Talvez estejam se recuperando ou envolvidos em um caso com o DCF (Departamento de Crianças e Famílias).
Vocês têm famílias esperando crianças de mais de um ano de idade? E irmãos? E crianças com necessidades especiais?
Algumas agências de adoção oferecem programas de adoção de irmãos, crianças maiores-e com necessidades especiais. Todas as agências que proporcionam estes programas devem fazer uma avaliação completa do background e treinar as famílias adotivas em potencial para serem pais de crianças com necessidades especiais.
É uma atitude egoísta entregar uma criança para adoção?
Não. Colocar o bem-estar de uma criança como mais importante do que o seu é um ato de amor e de coragem. A adoção é um ato altruísta e não egoísta. É complicado e difícil tomar a decisão, mas é um ato verdadeiramente caridoso e repleto de amor.
Quem entrega os filhos à adoção?
Diferentes tipos de pais, casados e solteiros, de todas as idades, backgrounds e circunstâncias. Pais que acreditam, por várias razões diversas, emocionais, físicas, financeiras que a adoção é a melhor escolha para eles próprios e para a criança nesta fase de sua vida.
Posso escolher a família que adota?
Sim. Você pode escolher a família para seu filho, ou uma agência ou advogado pode agir em seu nome. Você pode participar ou não, como desejar, desde ver as cartas e as fotografias até encontrar com as famílias esperando para adotar. Muitas agências lhe oferecem opções contínuas se você decidir entregar seu filho para ser adotado. Você pode receber fotos da criança durante seu crescimento ou até mesmo visitá-la. A escolha é sua.
Se meu filho foi recentemente colocado sob a guarda do DCF, eu ainda posso escolher a família que vai adotá-lo?
Sim. No começo de seu caso, você tem o direito de explorar uma colocação privada para a adoção de seu filho.
Se eu usar drogas, fumar ou beber, posso mesmo assim entregar meu filho à adoção?
Sim, porém é muito importante que você seja honesto(a) conosco para que possamos identificar a melhor família para seu filho e os melhores serviços para você.
Se eu começar o processo de adoção, posso mudar de ideia? Quanto tempo tenho para mudar de ideia?
Sim, você pode mudar de ideia a qualquer momento antes de assinar o consentimento de adoção. Este documento não é assinado até após o nascimento da criança. Se seu filho tiver mais de seis meses de idade, você tem três dias úteis para mudar de ideia e revogar seu consentimento.
O que é necessário saber sobre mim e sobre o pai da criança e por que? Quais informações serão confidenciais e quais serão compartilhadas com a criança e/ou os pais adotivos?
A mãe biológica tem o direito à privacidade quanto a decidir se deseja compartilhar informações sobre os pais biológicos potenciais, mas agências de adoção éticas aconselham a mãe sobre a importância do pai biológico na elaboração de um plano de adoção estável. Os pais biológicos têm certos direitos legais, dependendo da situação, e sua habilidade e desejo de ser pai ou apoiar um plano de adoção deve ser cuidadosamente considerado. Mesmo se não existir mais um relacionamento entre a mãe e o pai biológico, o pai pode compartilhar um histórico educacional, social e médico importante que auxiliará na colocação adequada da criança.
O que a maioria dos pais biológicos sentem após entregar o filho à adoção? Quais serviços estarão à minha disposição depois de entregar meu filho à adoção?
Algumas agências de adoção oferecem serviços abrangentes de apoio aos pais que planejarem uma adoção, como grupos de apoio ou mentores de pais biológicos. É importante encontrar uma agência que responda todas as suas dúvidas e com a qual você se sinta à vontade. Nossa agência acredita firmemente que serviços de pós-adoção, como apoio e aconselhamento, são tão importantes quanto serviços de pré-colocação.
Eu terei que pagar pelos serviços?
Não, pais biológicos geralmente não precisam pagar pelos serviços e podem até mesmo qualificar-se para assistência com despesas médicas e de moradia.
Michele acredita que todas as crianças merecem uma família para sempre e criou a Adoption STAR baseada na crença de que existe uma família para cada criança. A Adoption STAR (“Support, Training, Advocacy and Resources” - Apoio, Treinamento, Defesa e Recursos) é uma agência sem fins lucrativos fundada no ano 2000 e dedicada à colocação de crianças que auxilia pais biológicos e pais adotivos a criarem uma família para sempre. A Adoption STAR é credenciada na Flórida, Nova York e Ohio. Estamos à sua disposição no número (866) 691-3300, no e-mail info@adoptionstar.com ou conheça algumas de nossas famílias esperando por uma adoção em www.adoptionstar.com.